miércoles, 18 de marzo de 2009

CADEIA DE PALAVRAS


Domi
Chirongo


Se calhar não nasci para isto
vejo o tempo passar
ao ritmo
do meu envelhecimento
sem puder
me expressar
noto que a civil
é uma pocilga
e a central
um bazar
se calhar nasci para morrer
sem puder viver
esta realidade
de actos
desumanos
para onde
a lei nos manda
mas não mais manda
se calhar nasci
para ter outra história
tipo religiosa
católica, muçulmana
ou outra qualquer.
Definitivamente
aqui o padrão
de razão
cai por terra
mas não
para ser enterrado
apenas observado
como os lindos botões
feitos de ossos humanos
ou as escovas de dentes
fabricadas a partir
de cabelos humanos.

Domi Chirongo

NASCENTE COINSCIDENTE


São quatro horas da tarde
já devia estar fora
deste serviço
há muito
muito tempo
mas não me conformo
preciso terminar
o relatório
para o chefe.
amanhã pode ser
tarde demais
amanhã pode ser
muito tarde demais
são quatro horas
e quinze minutos
em casa, meu quarto
reclama meu corpo
coberto de suor
minha amante
reclama
meu cheiro
de transpiração
são quatro horas
e trinta minutos,
no bairro
meu suposto filho
reclama dinheiro
da mesada
enquanto sua mãe
e minha vizinha
se embebeda
na primeira esquina.
mas para a desilusão
de muitos
hoje não vou sair daqui

Domi Chirongo

O FIM DA ÉTICA


Houve tempos
em que o corpo humano
coberto a lençol
numa maca hospitalar
era sinal
significativo
e o senhor
de palitó
tirava o chapéu
em forma de respeito
e não se conformando
ainda pelesinava,
mas hoje
tudo isso se perdeu
já ninguém sabe
o que vai na maca
coberta
pode ser cobra
pode ser droga
pode ser cadáver
ou outra coisa qualquer

Domi Chirongo


biografia:


Domingos Carlos Pedro é o nome de registo de Domi Chirongo. Nasceu na Cidade de Maputo [Capital de Moçambique] em Abril de 1975.
Ele é licenciado em Psicologia e Pedagogia, é membro do Sindicato Nacional dos Jornalistas, MISA-Moçambique [Instituto de Comunicação Social da África Austral], Cine-Clube, da associação 'Esperança para Todos' e membro de direcção da Sociedade Moçambicana dos Autores.

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Haga sus comentarios por favor.